Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DIAL P FOR POPCORN

DIAL P FOR POPCORN

Walt Disney, 50 filmes depois - um top diferente do habitual

Para comemorar a estreia de "Tangled", a 50ª longa-metragem dos estúdios Walt Disney, não há melhor sítio a parar que na iniciativa do Split Screen, que encorajou vários bloggers e cinéfilos a deixarem a sua lista dos seus dez filmes preferidos da Disney.



Eu, porém, a continuar na senda musical dos últimos dias (ainda virá mais um artigo a respeito de bandas sonoras mais daqui a pouco), decidi compilar um top consideravelmente diferente: em vez de analisar, classificar, ou listar os cinquenta filmes da Disney por ordem de preferência, vou optar por fazer uma lista.

A minha lista, contudo, não será dos filmes. Será das músicas. Colocando cinco músicas por dia, chegaremos a dia 31 de Dezembro com as minhas cinquenta músicas preferidas do universo Disney.



Primeiro, queria pedir-vos um favor: não julguem a lista nem a levem demasiado a sério. Acaba por ser uma escolha muito pessoal e, quando assim é, é sempre bem feito. Estamos a falar de músicas que nos dizem a todos coisas diferentes, que nos transportam para outro mundo, que nos ensinaram e nos acompanharam ao longo do nosso crescimento. 

Queria pedir-vos ainda outra coisa: que me vão apontando, ao longo dos dias, sugestões de músicas que eu possa talvez ter esquecido e que vocês gostavam que incluísse na lista. Agradecia o máximo de sugestões possíveis (tentem não pensar nas mais óbvias, daquelas que indubitavelmente eu teria na lista).


"AS MINHAS CINQUENTA MÚSICAS DISNEY FAVORITAS"
by Jorge Rodrigues
 

#50-46 | #45-41 | #40-36 | #35-31 | #30-26
#25-21 | #20-16 | #15-11 | #10-6 | #5-1




50."Where Do I Go From Here", POCAHONTAS 2

Uma interpretação portentosa de Bedard transforma o que podia ser mais uma balada entediante numa melodia delicada e harmoniosa que dá início à nova viagem de Pocahontas.

Versão Original:


Versão Portuguesa (voz: Lúcia Moniz):



 
49. "When We're Human", THE PRINCESS AND THE FROG


Se há coisa que THE PRINCESS AND THE FROG se pode orgulhar, é de ser dos contos de fada mais alegres do universo Disney. "When We're Human" marca a passagem para o segundo acto do filme, quando Naveen e Tiana resolvem a sua discórdia e decidem procurar quem os ajude a voltar a ser humanos. O soul e o jazz fundem-se nesta maravilhosa melodia.

Versão Original:


Versão Portuguesa (voz: Nayma, Angélico Vieira, Pedro Pereira): AQUI




48. "Whistle While You Work", SNOW WHITE AND THE SEVEN DWARFS


Uma inspirada canção de trabalho (a quem "Happy Working Song" de ENCHANTED vai buscar muito), dá o mote para uma das melhores cenas da primeira longa-metragem da Disney. Snow White é encantadora, assim como todos os animais que a acompanham.

Versão Original:


Versão Portuguesa do Brasil (a que a minha geração conheceu):





47. "We Are One", THE LION KING 2

Bem melhor em português que em inglês, uma música interessante sobre o espírito familiar e a necessidade dos mais novos construir a sua vida independente dos mais velhos, mas sempre com o seu apoio. Uma bela lição.

Versão Original:


Versão Portuguesa (voz: Telmo Miranda):




46. "God Help The Outcasts", THE HUNCHBACK OF NOTRE DAME

Parece uma música típica dos grandes musicais de outros tempos, uma música mais Broadway que musical Disney, imperial mas ternurenta, frágil mas poderosa, um clamor de desespero que nos trespassa o coração.

Versão Original:


Versão Portuguesa:



Que vos parece isto tudo? Deixem a vossa opinião.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.