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DIAL P FOR POPCORN

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ÚLTIMA HORA: Nomeados dos BAFTA 2011


Um par de dias complicados este. A ver se retomamos o trabalho normal hoje ou amanhã (e responder aos vossos comentários). Entretanto, espero vir cá comentar os resultados dos Globos de Ouro e dos BFCA Critics' Choice Awards, que decorreram, como sabem, no fim-de-semana (quem me segue pelo Twitter sabe que comentei a cerimónia por lá; não pude fazer liveblogging). E ainda hei-de ver se arranjo tempo para fazer um comentário geral aos prémios dos críticos americanos e aos Guilds (DGA/PGA/WGA).


Mas vá, pegando no que me trouxe aqui... Foram anunciados há pouco os nomeados para os British Academy Film and Television Awards (BAFTA) 2011 (há cerca de algumas semanas haviam sido reveladas as longlists, que já faziam prever várias destas nomeações), que nos trouxeram algumas surpresas que eu deixo em discussão abaixo:

Melhor Filme:
“Black Swan”
“Inception”
“The King’s Speech”
“The Social Network”
“True Grit”

Melhor Filme Britânico:

“127 Hours”
“Another Year”
“Four Lions”
“Made In Dagenham”
  “The King’s Speech”

Melhor Realizador:
Darren Aronofsky, “Black Swan”
Danny Boyle, “127 Hours”
David Fincher, “The Social Network”
Tom Hooper, “The King’s Speech”
Christopher Nolan, “Inception”

Melhor Actor:
Javier Bardem, “Biutiful”
Jeff Bridges, “True Grit”
Jesse Eisenberg, “The Social Network”
Colin Firth, “The King’s Speech”
James Franco, “127 Hours”

Melhor Actriz:
Annette Bening, “The Kids Are All Right”
Julianne Moore, “The Kids Are All Right”
Natalie Portman, “Black Swan”
Noomi Rapace, “The Girl With the Dragon Tattoo”
Hailee Steinfeld, “True Grit”

Melhor Actor Secundário:
Christian Bale, “The Fighter”
Andrew Garfield, “The Social Network”
Pete Postlethwaite, “The Town”
Mark Ruffalo, “The Kids Are All Right”
Geoffrey Rush, “The King’s Speech”
 
Melhor Actriz Secundária:
Amy Adams, “The Fighter”
Helena Bonham Carter, “The King’s Speech”
Barbara Hershey, “Black Swan”
Lesley Manville, “Another Year”
Miranda Richardson, “Made In Dagenham”

Melhor Argumento Adaptado:

“127 Hours”
"The Girl With the Dragon Tattoo”
“The Social Network”
“Toy Story 3″
“True Grit”

Melhor Argumento Original:
“Black Swan”
“Inception”
“The Fighter”
“The Kids Are All Right”
“The King’s Speech”

Melhor Filme Estrangeiro (não em língua inglesa):
“Biutiful”
“I Am Love”
“Of Gods and Men”
“The Girl With the Dragon Tattoo”
“The Secret In Their Eyes”

Melhor Filme Animado:
“Despicable Me”
“How To Train Your Dragon”
“Toy Story 3″

Melhor Fotografia:
“127 Hours”
“Black Swan”
“Inception”
“The King’s Speech”
“True Grit”

Melhor Direcção (Produção) Artística:
“Alice In Wonderland”
“Black Swan”
“Inception”
“The King’s Speech”
“True Grit”

Melhor Guarda-Roupa:
“Alice In Wonderland”
“Black Swan”
“Made In Dagenham”
“The King’s Speech”
“True Grit”

Melhor Edição/Montagem:
“127 Hours”
“Black Swan”
“Inception”
“The King’s Speech”
“The Social Network”

Melhor Maquilhagem:
“Alice In Wonderland”
“Black Swan”
“Harry Potter And The Deathly Hallows Part 1″
“Made In Dagenham”
“The King’s Speech”

Melhor Banda Sonora Original:

“127 Hours” (A.R. Rahman)
“Alice In Wonderland” (Danny Elfman)
“How To Train Your Dragon” (John Powell)
“Inception” (Hans Zimmer)
“The King’s Speech” (Alexandre Desplat)

Melhor Efeito de Som:
“127 Hours”
“Black Swan”
“Inception”
“The King’s Speech”
“True Grit”

Melhores Efeitos Visuais:
“Alice In Wonderland”
“Black Swan”
“Harry Potter And The Deathly Hallows Part 1″
“Inception”
“Toy Story 3″

Rising Star Award (Prémio Actor Revelação):
Gemma Arterton
Andrew Garfield
Tom Hardy
Aaron Johnson
Emma Stone

Carl Foreman Award 
(Prémio Revelação para Argumentistas, Realizadores e Produtores britânicos):
Clio Barnard, “The Arbor”
Banksy and Jaime D’Cruz, “Exit Through the Gift Shop”
Gareth Edwards, “Monsters”
Chris Morris, “Four Lions”
Nick Whitfield, “Skeletons”


Vamos então às minhas considerações:


  • Continua a surpreender-me o contínuo apoio (injustificado) a "Alice in Wonderland", que sem dúvida irá continuar nos Óscares (com nomeações certas para Maquilhagem e Direcção Artística e, neste momento, com Banda Sonora também provável) - os BAFTA decidiram ainda ir mais no ridículo e nomeá-lo também para Melhores Efeitos Visuais;

  •  A propósito da categoria de Melhores Efeitos Visuais, o que está lá "Toy Story 3" a fazer? Acima de "Iron Man 2" e "TRON: Legacy"? A sério? E "Scott Pilgrim vs. the World"? Enfim;

  • Na categoria de Melhor Banda Sonora Original, prefiro pegar na saborosa nomeação de John Powell por "How To Train Your Dragon" (só peço que os Óscares imitem) do que pegar na ausência de Trent Reznor e Atticus Ross. Não consigo engendrar na minha cabeça qual a linha de pensamento deles para acharem sinceramente que a banda sonora de "Alice in Wonderland" é melhor. Aliás: se eles não queriam votar em Reznor & Ross, ao menos podiam ter apostado em Rachel Portman, que sempre é britânica, a dar música a um dos filmes britânicos de maior nome do ano. Nem isso;

  • As nomeações para Melhor Actriz deixaram-me completamente confuso e só nos vem mostrar que nada, além de Portman e Bening, é seguro. Não é que dê muita importância aos BAFTA e não é que existam maiores alternativas, mas começo a temer um pouco pela vulnerabilidade de Kidman e de Lawrence (embora ache que as duas estarão nomeadas). Seria interessante se Moore conseguisse a nomeação (mais curioso ainda é achar que Rapace pode ter pedalada para lá chegar - tem-se mantido surpreendentemente dentro da conversação);

  • Por falar nisso, a Academia Britânica gostou realmente de "The Girl With the Dragon Tattoo", ou não lhe tivesse dado a nomeação para Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Actriz e, algo que me apanhou de surpresa, Melhor Argumento Adaptado. Na lista longa era "Winter's Bone" o quinto classificado - o que ainda me deixa mais chocado, porque era tão mais merecedor da nomeação (e do empurrão que isso significaria em termos de Óscar);


 
  • Entretanto, Hailee Steinfeld ("True Grit") continua a passos largos a sua ubiquidade, seja como Actriz principal ou Actriz Secundária. Tirando os BFCA, foi nomeada para tudo. Começo a achar impossível que ela falhe a nomeação para Óscar, se bem que começo a pensar também que o quinto lugar na categoria de Melhor Actriz é dela, abrindo lugar para Jacki Weaver ser nomeada. Daria os parabéns aí à Academia, como dou agora à Academia Britânica: se se gosta de uma interpretação, é bom que se lhe dê valor onde ela pertence. Infelizmente, num ano de magníficas interpretações femininas, não percebo porque se há-de ir buscar essa;

  • Já que pegamos em "True Grit", dizer também que estou admirado com a sua forte presença em várias categorias, com "The Social Network", aqui, a conseguir pior do que costume (o que já era previsto). "The King's Speech", muito devido à custa do seu forte contingente britânico, é o cabeça das nomeações com 14 no total;


  • Uma das categorias mais intrigantes do dia é a de Melhor Actriz Secundária, com a actual favorita e eventual vencedora do Óscar (Melissa Leo) a ser ignorada completamente na lista final (o que se deve provavelmente ao forte voto nas compatriotas Lesley Manville e Miranda Richardson, que conseguiram lugar entre os nomeados). Além disso, também Mila Kunis ("Black Swan") é trocada pela veterana Barbara Hershey (algo com que já se contava, dado ela ser uma das mais votadas da lista longa). Uma vitória de Amy Adams ou Helena Bonham-Carter faria maravilhas para espicaçar um pouco a corrida, não? Bem precisa;

  • Há que dar os parabéns pelo gesto bonito dos BAFTA em nomear Pete Postlethwaite, recentemente falecido, para Melhor Actor Secundário por "The Town", nomeação essa que deveria ser (e será nos Óscares, em princípio) de Jeremy Renner. A Postlethwaite se juntam os favoritos Garfield, Rush e Bale e, algo que me agradou imenso, Mark Ruffalo (que muitos diziam estar a cair na corrida);

  • Também Javier Bardem, além de Ruffalo, Moore, Hershey, Richardson e Manville veio ganhar um pouco de revitalização na sua campanha, com uma nomeação para Melhor Actor - aqui, não houve surpresas além desta, com os quatro candidatos às nomeações nos Óscares (Firth, Franco, Eisenberg e Bridges) a pontuar. A luta será realmente entre Bardem, Gosling e Duvall para aquele quinto lugar; 



  • Há que queixar-me ainda da nomeação de "Despicable Me", que por muito engraçado que seja, é uma pálida comparação em termos de qualidade ao lado de "Tangled" e "L'Illusioniste" e que cada vez mais me preocupa que os vá ultrapassar e tornar-se o terceiro nomeado para os Óscares também. Se isso acontecer, não me vão calar por um mês;
  • É, finalmente, curioso o forte apoio (quase que funciona como campanha) a "127 Hours", coisa que não consigo conceber sem olhar para lá do facto de ser de Danny Boyle e de ser britânico. A nomeação deste para Melhor Realizador pode ser um indicador interessante que ainda há gente disposta a votar nele em vez de O'Russell ou dos irmãos Coen. Aliás, este é um dado que considero interessante: ambos os filmes foram nomeados em várias categorias, mas com esta particularidade: "127 Hours" não conseguiu ser nomeado para Melhor Filme contudo foi para Melhor Realizador; já "True Grit" foi nomeado para Melhor Filme não conseguindo no entanto nomeação para Melhor Realizador.

E é isto, meus caros. Os BAFTA são entregues a 13 de Fevereiro.




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