Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DIAL P FOR POPCORN

DIAL P FOR POPCORN

Personagens do Cinema - Travis Bickle


"Thank God for the rain to wash the trash off the sidewalk."

A isto chama-se jogar pelo seguro. Este mês tive algumas dificuldades em encontrar uma Personagem do Cinema, confesso. Por falta de tempo e de paciência, adiei a crónica até aos últimos dias. Mas finalmente consegui encontrar uma personagem incontestável. Travis Bickle é uma das personagens mais replicadas da história do cinema. A sua inesquecível cena com a sua pistola, em frente do espelho será, penso eu, um dos treinos de representação mais clássicos nos workshops de representação (e se não é, devia ser).


Taxi Driver foi o filme que catapultou para a fama, em 1976, Martin Scorsese, Robert De Niro e (uma então inocente) Jodie Foster. Pleno de irreverência, com um argumento duro, trabalhado no risco, sem problemas em tocar nas feridas de uma sociedade em transformação pela chegada de um Novo Mundo, marcado pela modernidade, pela emancipação das mulheres, pela deterioração do papel do homem na sociedade, fragilizado pela Guerra do Vietname, que deixa escapar de forma natural o seu estatuto na família e o seu poder sobre o sexo feminino.


É nesta sociedade em remodelação, em crescimento, em descoberta, que Travis Bickle é lançado, depois de uma traumatizante experiência no Vietname. Arrisca um emprego como taxista e cedo percebe que a noite é um ambiente hostil. É na sequência destes acontecimentos, da necessidade de se proteger (para sobreviver), que aparece a épica cena em que Travis enfrenta a sua imagem no espelho e treina a sua pose para intimidar os criminosos. É uma personagem dúbia, uma personagem intrigante, que se vai revelando ao espectador, como se o mesmo estivesse junto de De Niro e ganhasse a oportunidade de o conhecer melhor. É a grande obra-prima de Scorcese e o início de uma carreira de sonho. Com um Robert De Niro de nível olímpico. Travis Bickle é uma meritória Personagem do Cinema.