Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DIAL P FOR POPCORN

DIAL P FOR POPCORN

O Cinema Numa Cena

De regresso está uma das rubricas semanais mais queridas aqui no Dial P for Popcorn - "O Cinema Numa Cena" tenta mostrar as nuances de uma interpretação fora-de-série numa cena pivotal do seu filme. 


Hoje vamos ter um "O Cinema Numa Cena" especial. Decidi pegar numa cena que não mostra o brilhantismo dos actores mas sim do realizador. Quem me conhece sabe da minha obsessão recente por esta cena. Falo, claro está, da magnífica "Henley Sequence" do extraordinário novo filme de David Fincher, "The Social Network".


Uma cena tipicamente Fincheriana, a servir como que de marca de água para o filme, mostrando que, apesar de Fincher ter obviamente deixado os seus actores e em particular o argumento de Sorkin brilhar, o filme também é dele. Esta cena prova-o. É tão peculiar e tão singular que acaba por se distanciar do resto do filme, parecendo algo desconectada. É natural. É capaz de ser a cena mais evidente do génio de Fincher em todo o filme, muito mais retraído que o habitual nele.

É capaz de ser mesmo isso que torna "The Social Network" tão imaculadamente perfeito. É um trabalho exemplar de todos os quadrantes, incluindo o realizador, que aproveitou as poucas cenas de (alguma) acção que tem para mostrar que quem sabe, não esquece.

Parece-vos até um anúncio publicitário? Isso é porque essa é a base da realização de Fincher. Ele foi responsável por alguns dos maiores anúncios dos anos 90 (já nem falando de videoclipes de músicas - i.e. "Vogue", de Madonna).

Portanto cá temos: puro Fincher...




E a vocês, que vos parece? Que é que "The Social Network" vos pareceu?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.