Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DIAL P FOR POPCORN

DIAL P FOR POPCORN

LOONG BOONMEE RALEUK CHAT (2010)


Loong Boonmee raleuk chat, vencedor da Palma de Ouro da última edição do Festival de Cannes, é um dos filmes mais estranhos e bizarros que alguma vez vi. Tudo bem que homens-macaco, espíritos a fazerem diálises peritoneais e, possivelmente o ponto alto do filme, uma mulher a ser penetrada por um peixe, certamente representam metáforas de algo grandioso. No entanto, a minha imaginação tem limites e eu não consegui perceber qual era o interesse daquilo que acabei de ver.


O filme conta a história dos últimos dias de Boonmee (Thanapat Saisaymar), um homem na casa dos cinquenta anos, com uma insuficiência renal grave, que lhe limita a actividade e a saúde. Cedo, no filme, Boonmee percebe que os seus dias estão contados e a morte se aproxima. Para o acompanharem na sua jornada final, e aqui é que a "festa" começa, a sua falecida mulher Huay aparece subitamente, vinda do mundo dos espíritos e, juntamente com a sua irmã Jen e o seu sobrinho Thong, partilham um jantar e memórias do passado. É aí que aparece mais uma das surpresas de Apichatpong Weerasethakul: Boonsong, filho de Boonmee, que desaparecera aquando da morte da mãe e, regressa agora, transformado em homem-macaco e atraído pela sensação de morte que o pai libertava.


E no meio desta história, temos uma pequena referência a uma princesa desfigurada, Wallapa Mongkolprasert, que deseja uma imagem bonita e atraente. A sua vontade leva-a a criar ilusões de beleza num lago, de onde uma voz sai e a atrai com palavras românticas e sedutoras. Mongkolprasert entrega-se ao lago e é então possuída por um peixe, com o qual faz amor, numa cena bastante peculiar...


De resto, fico por perceber o porquê da Palma de Ouro, que habitualmente premeia filmes de grande qualidade, ter orientado a escolha, no meu ignorante entender, para um filme cuja componente subjectiva se encontra ao nível de poucos (mas certamente brilhantes) iluminados. Eu nem sei que nota hei-de dar a isto. O conselho que vos deixo é: vejam o filme, retirem as vossas conclusões e, por fim, deixem-nos aqui a vossa opinião. Eu vou adorar saber o que têm a dizer sobre o filme!


Nota Final: C

Trailer:




Informação Adicional:
Realização: Apichatpong Weerasethakul
Argumento: Apichatpong Weerasethakul
Ano: 2010
Duração: 114 minutos.

5 comentários

Comentar post