Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DIAL P FOR POPCORN

DIAL P FOR POPCORN

Especial Animação: A música de UP!

A acompanhar os sete artigos dos nossos convidados para a nossa Semana de Apreciação à Animação, vamos ter outros artigos especiais dedicados ao tema, que se debruçarão sobre diversos componentes que fazem da animação dos géneros mais excitantes do cinema contemporâneo. Hoje, como começámos por "Monsters, Inc." e pelos estúdios Pixar, vamos ter alguns artigos dedicados a esse grande estúdio de animação e aos fantásticos filmes que nos proporcionaram. 

"Up!", o primeiro dos dois filmes da Pixar nomeados para Melhor Filme (o outro sendo "Toy Story 3", o ano passado), que acabou vencedor de dois prémios, o de Melhor Filme Animado (pois claro) e o merecidíssimo prémio de Melhor Banda Sonora Original. Michael Giacchino, frequente colaborador da Pixar (que compôs a banda sonora não só para este "Up!" mas também de "Ratatouille" - pelo qual já devia ter vencido - e "The Incredibles") finalmente vencia o Óscar há muito ambicionado por uma banda sonora que, não sendo a melhor dele, tem momentos de absoluto espanto.

Começamos pela sequência mais famosa do filme, "Married Life". Giacchino dá um contributo ímpar para o sucesso da cena, com a sua transcendente partitura que começa alegre e esperançosa, melodiosa e harmoniosa e que depois decai para o melancólico e soturno. Brilhante na composição e na colorida palete de sons que aborda de início, retumbante na segunda metade, a providenciar um bom pano de fundo para os sentimentos que transparecem do ecrã. "Married Life" acompanha, em poucos minutos, a vida de um casal, Ellie e Carl, desde o momento em que iniciam a sua vida de casados, cheios de sonhos e projectos, até ao momento em que Carl se despede tristemente da sua colega de aventuras, no seu leito de morte. É enternecedor, é deprimente, é um turbilhão de emoções sublime em que nos carrega Giacchino com a sua música, obrigando-nos a sorrir, a rir e a entristecer e a chorar. A comoção e o choro aqui não são puxados - o sentimentalismo é-nos inerente.


 

O outro trecho da banda sonora que queria aqui ressalvar, para provar a minha opinião, é o que toca durante os créditos finais do filme, "Up with End Credits", que faz uma espécie de ressalva às músicas mais tocantes de várias partes do filme (desde "Carl Goes Up" até "Memories Can Weigh You Down"), funcionando com um medley. Deixa-nos com um ar renovado e refrescado depois de ouvirmos esta música, suave, enérgica e emotiva.

 

Vá, fazendo uma pequena excepção, coloquei aqui mais uma tema, a pedido - e de facto eu não me devia ter esquecido de a colocar cá. É a poderosa, nostálgica e melancólica "The Ellie Badge".


E vocês, que pensam do contributo de Giacchino para o sucesso de "Up!"?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.