Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DIAL P FOR POPCORN

DIAL P FOR POPCORN

BABAM VE OGLUM (2005)


Babam Ve Oglum é uma obra-prima. Um pedaço de maravilha, um dos pontos altos da história do cinema. Um filme que desde já vos anuncio, merece nota A+. Enquanto o vi, fui arrasado com um misto de emoções, desde a pura alegria à profunda tristeza. Em Babam Ve Oglum, a comoção é constante e os nossos sentimentos são estimulados das mais diversas formas.


Estamos na Turquia, na década de 80, quando Sadik vê a sua mulher falecer, ao dar à luz o seu filho Deniz. Sadik é um activista político que foi viver para Istambul para estudar jornalismo. Devido aos seus actos contra as políticas do governo, acaba por ser preso durante três anos. Durante todo esse tempo é torturado das mais diversas formas, acabando por perder a sua saúde. Condenado a uma morte a curto prazo, consequência da doença adquirida durante o tempo que esteve preso, decide pegar em Deniz e, juntos regressam a Aegean, onde o seu pai é um agricultor abastado e bem sucedido.


Com a sua chegada, percebemos a dimensão dos problemas de Sadik com o seu pai, Hüseyin. Este aceita o filho e o neto em sua casa, mas nunca dirige a palavra a Sadik, ainda ressentido pelo facto de o seu filho não ter seguido os estudos em agricultura e seguido os seus conselhos. Hüseyin viu isso como uma traição e jurou esquecer a existência do seu filho.

Com o passar do tempo, a beleza do filme torna-se mágica. Deniz é um rapaz adorável, uma criança fantástica e de uma inteligência surpreendente. Comoveu-me a sua relação com a avó e a tia, mas principalmente a sua relação com o avô que não é imediata e cuja evolução e cumplicidade vai sendo gradual. Todas as cenas entre ambos são marcantes e ficam-nos para sempre na memória.


No entanto, Sadik é um homem com um fim anunciado. E onde Babam Ve Oglum é soberbo é nesta contagem final, onde absorvemos todas as as suas cenas como as últimas. Onde o drama e a força dos seus actos são cada vez mais intensas e tocantes. Babam Ve Oglum é muito mais do que um "Must See". Babam Ve Oglum é obrigatório!


Nota Final: A+


Trailer:



Informação Adicional:

Realização: Çağan Irmak
Argumento: Çağan Irmak
Ano: 2005
Duração: 108 minutos